Especialistas se reúnem para discutir estratégias em tempos de consumo
pulverizado
Essio Floridi (Samsung Ads), Mauro Chemale (Kallas Mídia), Rafaela Alves (AlmapBBDO), Renata Fernandes (Globo) e Fabio Ferri (UOL).
O painel "A potência da audiência multitelas: como integrar estratégias em tempos
de fragmentação?", realizado no CenpHub Brasília, reuniu especialistas para
debater os novos hábitos multicanais do público e como as marcas podem se
adaptar a essa realidade. O debate contou com a participação de:
● Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas e Operações da Samsung Ads para
América Latina
● Mauro Chemale, Diretor Regional da Kallas
● Rafaela Alves, CDMO da AlmapBBDO
● Renata Fernandes, Diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo
A moderação ficou por conta de Fábio Ferri, Head de Publicidade do UOL | Gov.
Federal & Regionais.
Novos Hábitos Multicanais
Essio Floridi destacou a necessidade de estudar e orientar os anunciantes:
"Acredito que os primeiros passos nesse novo cenário é realocar estrategicamente
os investimentos para manter frequência e relevância. Recentemente, lançamos o
estudo 'Regra dos 30', que aponta como as marcas podem se conectar e impactar
suas audiências via um posicionamento de publicidade que contemple CTV em seus
mix de meios. É preciso rever decisões e estar aberto a mudanças."
Dados e Criatividade
Rafaela Alves trouxe um dado interessante sobre o cenário atual:
"Tem uma pesquisa global que traz uma informação extremamente importante sobre
esse novo cenário pulverizado: 20 anos atrás, a estimativa era que 70% do
orçamento publicitário estava concentrado em 20 players. Em 10 anos, o número de
players passou para mais de 180. Usamos e somos impactados por muito mais
meios e formatos. O desafio, hoje, é captar e reter a atenção nesse mar. E para isso
é necessário aliar os dados com a criatividade."
Multiplataforma: Benefícios para Anunciantes e Consumidores
Mauro Chemale enfatizou as vantagens da abordagem multiplataforma para
anunciantes e consumidores:
"Temos cada vez mais oportunidades para exibir as marcas e informar o público.
Seja no rádio, na TV, no smartphone ou nas ruas. A cada ano, teremos mais
veículos para trabalhar e é nosso trabalho nos aperfeiçoarmos."
Fragmentação como Oportunidade
Renata Fernandes vê a fragmentação como uma possibilidade de inovar:
"Quando analisamos as plataformas, vemos um consumo muito fragmentado, mas
no final das contas é um mesmo usuário. Então, mesmo com a atenção dividida, o
consumo individual de mídia e de conteúdos, em geral, aumentou. Existem
momentos, como na espera de uma comida ou de um elevador, que antes
ficávamos consigo mesmos e agora temos a oportunidade de assistir algo. O nosso
desafio é conhecer a fundo esse usuário para entregar um conteúdo de qualidade
que o entretenha. E hoje, para fazer isso é preciso inovar, juntar várias peças para
ter a imagem completa dos seus hábitos."
Conclusão
O debate foi rico em insights e mostrou que a fragmentação da audiência é um
desafio, mas também uma oportunidade para as marcas que souberem se adaptar.
É preciso estar atento aos novos comportamentos dos consumidores e utilizar as
ferramentas disponíveis para criar campanhas mais eficientes e relevantes.
Assista ao painel na íntegra.